O que é Higiene Ocupacional?

A Higiene Ocupacional é encarregada de avaliar, reconhecer, antecipar e controlar os agentes e processos que põem em rico a saúde e integridade do empregado no ambiente de trabalho.

Ou seja, o objetivo da Higiene Ocupacional é verificar e prevenir quais são os riscos ocupacionais.

Ela é dividida em 4 etapas:

  1. Antecipação do risco;
  2. Reconhecimento do risco;
  3. Avaliação do risco;
  4. Controle do risco.

Na primeira etapa a finalidade é fazer avaliações dos potenciais riscos e determinar quais medidas preventivas podem ser instauradas ou modificadas.

Na segunda etapa começa a avaliação qualitativa da identificação dos riscos ambientais, ou seja, quais produtos, matérias-primas, instalações, equipamentos, métodos e procedimentos que podem afetar a saúde e integridade do trabalhador.

Logo depois, na terceira etapa, ocorre a avaliação quantitativa dos riscos. É nesse momento que se verifica os limites de tolerância estabelecidos pela Norma Regulamentadora 15 (NR 15).

Isso quer dizer que a avaliação quantitativa acontece quando é utilizado um equipamento de medição para descobrir, por exemplo, o nível de barulho que o agente de risco está fazendo, mensurar se o ruído é tolerável ou não para o ambiente de trabalho.

Este tipo de análise é essencial, pois é através dela que o técnico de segurança consegue descobrir exatamente aonde ocorre o problema e dar um diagnóstico mais preciso sobre o agente de risco.

Já na última etapa o foco é minimizar ou eliminar os riscos avaliados no ambiente de trabalho.

O responsável por realizar a Higiene Ocupacional, geralmente, é uma empresa especializada em engenharia e medicina do trabalho.

SRT Sul, Qd 701 Bloco K Sl. 201
Asa Sul, Brasília – DF, 70340-908

Nosso Whatsapp

Responsável Técnico

Athos

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. 

Desenvolvido por Adriano Branco