RH SAFE

Alguma dúvida?

Entre em contato conosco clicando no botão abaixo:

Formulário

    O que é Brigada Voluntária de Incêndio?

    A Brigada Voluntária de Incêndio, segundo a ABNT, é um grupo de voluntários capacitados para atuar na prevenção e combate do início de um incêndio, primeiros socorros e abandono de área.

    Ela foi estabelecida pela Lei Federal 6514/77 com o objetivo de proteger o patrimônio físico e as pessoas. É de sua responsabilidade evacuar a edificação em casos de incêndios e outros acidentes, além de assegurar ações de prevenção como, por exemplo, checagem de saída de emergência e extintores.

    Além disso, com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), a Brigada Voluntária de Incêndio deve proporcionar um treinamento de evacuação padrão para toda empresa simulando qualquer sinal de fogo não controlado. 

    Geralmente, o grupo da brigada de incêndio é constituído por colaboradores fixos da empresa e que possuam a maior parte da sua rotina sendo executada dentro das instalações da empresa.

    Para a formação de uma Brigada de Incêndio, o curso de treinamento deve dispor de carga horária mínima de 12 horas.

    Segundo a Norma Regulamentadora 23 (NR 23), é obrigatório que empresas com mais de 20 colaboradores possuam uma Brigada Voluntária de Incêndio.

    É importante ressaltar também que a presença de uma Brigada não suprime a contatação do Corpo de Bombeiros. Na verdade, se houver um incêndio, uma das obrigações do brigadista é acionar uma equipe.