O que é NR 10?
A Norma Regulamentadora 10 (NR 10) dispõe sobre a segurança em instalações e serviços em eletricidade.
O objetivo da norma é estabelecer os requisitos e condições mínimas para a execução de medidas de controle e sistemas preventivos que atestem a segurança e a saúde dos trabalhadores.
Carga Horária
O treinamento deve ser 40 horas para os profissionais envolvidos com atividades elétricas.
Esse treinamento tem validade de dois anos. Após esse período, o profissional precisa fazer uma reciclagem dos conhecimentos adquiridos no curso.
Conteúdo Programático
- Introdução à Segurança com Eletricidade;
- Riscos em Instalações e Serviços com Eletricidade;
- Acidentes de origem elétrica;
- Técnicas de análise de risco;
- Medidas de Controle do Risco Elétrico;
- Normas Técnicas;
- Equipamentos de proteção;
- Rotinas de trabalho;
- Documentação de instalações elétricas;
- Riscos adicionais.
Público-Alvo
Todas as empresas com colaboradores que interajam em instalações elétricas e serviços com eletricidade com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada, ou superior a 120 Volts em corrente contínua.
Quando se aplica
Ele deve ser realizado sempre que o trabalhador:
- Retornar de afastamento de trabalho que durou mais de três meses;
- Mudar de empresa ou trocar de função;
- Quando ocorrer qualquer mudança nas instalações elétricas, que pode envolver processos e organizações.
Outras informações
A NR 10 se aplica as seguintes fases:
- Geração;
- Transmissão;
- Distribuição; e
Incluindo as etapas de:
- Projeto;
- Construção;
- Montagem;
- Operação;
- Manutenção das instalações elétricas;
- Entre outros.
Além disso, as empresas e estabelecimentos com carga elétrica superior a 75 kW devem organizar e manter o Prontuário de Instalações Elétricas.
Para garantir a segurança e saúde dos trabalhadores, devem ser antecipadas e adotadas medidas de proteção coletiva e individual de todos os serviços realizados em instalações elétricas.
Segundo a NR 10, a primeira medida adotada para uma proteção coletiva é a desenergização elétrica. Ela consiste em um conjunto de ações coordenadas que envolve: seccionamento, impedimento de reenergização, constatação da ausência de tensão, instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos, proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada e instalação da sinalização de impedimento de reegernização.
Já para a proteção individual, a norma estabelece que vestimentas de trabalho devem ser apropriadas para as atividades. Ou seja, elas devem atentar a inflamabilidade, condutibilidade e influências eletromagnéticas.
Para ministrar o treinamento da NR 10 o profissional é obrigado a ter uma formação na área, em um curso de uma instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Além disso, precisa ter um registro do conselho de classe competente.