Alguma dúvida?

Entre em contato conosco clicando no botão abaixo:

Formulário

O que é Exames Toxicológicos?

Exame Toxicológico é um procedimento utilizado para identificar o consumo de substâncias psicoativas em um período mínimo de 90 dias.

Ele é realizado, geralmente, em processos admissionais que possuem uma restrição explícita para o consumo de substâncias ilícitas. Entre elas, estão as:

  • Depressivas: bebidas alcoólicas, lança perfume, ópio, heroína, etc.
  • Alucinógenas: maconha, LSD, ecstasy, etc.
  • Estimulantes: cocaína, crack, metanfetamina, etc.

De acordo com a Lei Federal 13103/2015, é obrigatório os motoristas das categorias C, D e E realizarem o exame toxicológico quando for:

  • Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • Alterar a categoria da CNH;
  • Renovar a CNH.

Além disso, desde 2017 o exame toxicológico passou a vigorar também para os casos de admissão e desligamento de motoristas profissionais das categorias C, D e E contratados no regime CLT.

 

Com o exame toxicológico é possível descobrir qual o grau de exposição que o trabalhador teve com as substâncias tóxicas. Ele é a melhor opção para estabelecer um diagnóstico correto.

Existem 4 exames toxicológicos: de sangue, de urina, suor e tecidos (normalmente realizado com uma amostra de cabelo).

Os exames realizados por análise de urina são indicados para uma detecção curta de 0 a 10 dias.  As principais substâncias detectadas são: metanfetaminas, ecstasy, heroína, morfina, crack, anabolizantes, estimulantes, etc.

Já os de sangue serve para capturar indícios de drogas consumidas em, no máximo, 48 horas antes do exame. As substâncias que podem ser encontradas são: heroína, LSD, metanfetamina, maconha, cocaína e ecstasy.

SRT Sul, Qd 701 Bloco K Sl. 201
Asa Sul, Brasília – DF, 70340-908

Nosso Whatsapp

Responsável Técnico

Athos

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. 

Desenvolvido por Adriano Branco