Médico na sua Empresa

O que é Médico na sua Empresa?

Não é obrigatório ter um médico na sua empresa, mas cada vez mais é comum a presença de um médico do trabalho naquelas de médio e grande porte.

Isso porque é muito mais vantajoso um profissional dentro da empresa para acompanhar a saúde dos colaboradores do que sempre ter que contratar um serviço externo.

O médico na sua empresa deve ter especialização em medicina do trabalho ou ter certificado de residência médica em saúde do trabalhador, ou equivalente.

O papel dele, na empresa, será alinhar as atividades profissionais e impacto que elas têm no cotidiano do colaborador no local de trabalho.

Por isso, o médico do trabalho deve conhecer todas as funções dos trabalhadores para elaborar possíveis quadros de adoecimento (físicos e mentais) e o que pode ser feito para prevenir.

Além disso, um médico na sua empresa também pode ajudar na conscientização do trabalhador para os riscos ocupacionais e fazer um acompanhamento para a busca por sintomas.

Sem contar que ele também pode elaborar ações para empresa como, por exemplo, vacinação, combate ao tabagismo, exames (admissional, demissional, mudança de função, etc), entre outros.

Diante disso, entende-se que os benefícios de ter um médico na sua empresa são:

  • Menor rotatividade e afastamento de funcionários;
  • Menor custo com planos de saúde;
  • Proteção contra os eventuais processos em que o trabalhador alegue saúde comprometida devido ao trabalho;
  • Prevenção de acidentes e doenças;
  • Diminuição do absenteísmo;
  • Aumento da produtividade;
  • Orientação em saúde com foco na prevenção;
  • Redução dos riscos de automedicação e autodiagnóstico;
  • Redução da necessidade de encaminhamentos para exames de alta complexidade, especialistas e internação hospitalar;
  • Maior confiabilidade no histórico médico do paciente.
  • Entre outros.

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