O que é Tele Atendimento?
O Teleatendimento Médico ou Telemedicina é uma realidade no Brasil e possui várias vertentes. Entre elas se encontra a teleconsulta, que é uma consulta médica em que o paciente está fisicamente longe do profissional de saúde.
Hoje, a teleconsulta no Brasil, exceto em caráter de exceção como durante a pandemia de Covid-19, só é permitida se houver um profissional de saúde em ambas as pontas do canal de comunicação.
Ou seja, através de videoconferência ou aplicativos de vídeo-chamadas utilizando computadores, tablets ou smartphones.
Esse tipo de atendimento chegou a ser regularizado pela Resolução do Conselho Federal de Medicina n.º 2227/18, mas o órgão recuou e decidiu ampliar a discussão sobre o tema.
Isso dignifica que atualmente, a teleconsulta no Brasil só é permitida se houver um profissional em saúde em ambas as pontas do canal de comunicação. A única exceção é quando houver caráter atípico como durante a pandemia de Covid-19.
Através da Portaria 467, o Governo Federal determinou que excepcionalmente durante a pandemia do novo coronavírus é permitido atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico.
Além de ser um avanço para a medicina do Brasil, o Teleatendimento Médico tem como benefícios:
- A agilidade no tratamento ao paciente;
- A redução de custos de operação nas clínicas;
- O acesso a médicos especialistas, mesmo que o paciente esteja em regiões remotas;
- Os médicos podem obter uma segunda opinião e trocar conhecimento com outros especialistas;
- O armazenamento de informações.
Outros profissionais já possuem uma regulamentação específica sobre a teleconsulta como, por exemplo, os enfermeiros, fonoaudiólogos e psicólogos.
O COFEN permite os enfermeiros a execução de prescrição médica à distância somente em casos de urgência ou emergência; o CFF permite os fonoaudiológicos uma avaliação à distância, mas com profissional fonoaudiólogo presente junto ao paciente e o CFP regulamenta várias modalidades de serviços psicológicos à distância, tanto em caráter clínico quanto de pesquisa.