O que é LI – Laudo de Insalubridade?

O Laudo de Insalubridade é um documento, elaborado por Engenheiro de Segurança do Trabalho ou pelo Médico de Trabalho, que estabelece se os colaboradores têm direito a receber o adicional de insalubridade.

Ou seja, se os empregados de uma empresa estão expostos a algum agente físico, químico ou biológico capazes de causar danos à saúde.

O adicional de insalubridade varia entre 10, 20 ou 40% do salário mínimo vigente, dependendo do agente prejudicial e da quantidade em que estão expostos.

Segundo a Norma Regulamentadora nº 15 (NR 15), as atividades que são consideradas insalubres são aqueles que:

  • Causam dano prolongado ao longo da vida do trabalhador;
  • Atividades que vão minando a saúde do trabalhador ao longo dos anos, enquanto ele se expõe a determinados fatores;
  • Atividades que envolvem um longo tempo de exposição a:
  • Altos ruídos;
  • Poeiras minerais;
  • Produtos químicos;
  • Agentes biológicos;
  • Agentes químicos;
  • Temperatura (calor, frio), entre outros.

O objetivo do Laudo de Insalubridade é garantir o pagamento adicional e evitar a percepção inadequada do benefício.

Sem contar que também pode ser utilizado como base para uma ação caso a empresa precise neutralizar ou reduzir os agentes nocivos e, assim, melhorar o ambiente de trabalho.

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